Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.
Monteiro LobatoJUSTIFICATIVA:
A leitura é um hábito que traz inúmeros benefícios àquele que a pratica. Quando lemos um livro, por exemplo, parece que entramos na história ali retratada, seja como um mocinho, princesa ou até bruxa. Mergulhamos num mundo que não conhecemos. Ler nos permite imaginar, criar situações, romper barreiras, viver aventuras incríveis. Além disso, o referido hábito enriquece nosso vocabulário, traz conhecimento, enfim, só nos oferece benefícios.
Para os pequeninos que ainda estão se apropriando do processo de leitura, é importante ouvir o registro de uma história, como por exemplo, as contidas nos livros. De maneira diferente, eles também vivenciam o que para eles é lido.
Diante desses aspectos, nossa equipe pedagógica que já possuía um cantinho da leitura em suas salas, resolveu propor uma culminância para esse Projeto no dia do livro, proporcionando aos nossos alunos um dia diferente em que a creche transformou-se numa grande biblioteca, ou seja para onde se olhava viamos nossos futuros leitores mergulhando nesse mundo de magia, que nos reporta à leitura. Foram feitas rodas de leitura nas sala, pátio e no nosso espaço multifuncional e também escolhemos os livros que as crianças mais gostaram. Assim sendo, oportunizamos a democracia, ouvir à todos e também aproveitamos para trabalharmos as noções matemáticas de: quantidade; formas; tamanhos; gráficos entre outras coisas. Acreditamos ser de total relevância e por isso cabe ressaltar que ainda temos muitas pessoas que não cultivam o hábito de ler, mas diante de tal proposta escolar, ainda que seja inicialmente percebemos a importância que tem o aluno ainda não alfabetizado de ter esse primeiro contato com os livros, pois a partir desse primeiro passo, acreditamos que podemos formar futuramente jovens leitores, críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Enfim, o projeto tem sido um sucesso e esperamos que muitos outros apareçam por aí, para que assim, consigamos formar bons leitores.
Confira as fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário