segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto: Juntos somos melhores!































Duração: Novembro
Objetivos:
·         Conhecer as diferentes etnias
·         Conscientizar o educando, para que este valorize a sua raça;
·         Trabalhar a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com o outro;
·         Apresentar os diferentes costumes e hábitos;
·         Compreender que apesar de diferentes, temos os mesmos direitos.
Justificativa:
  Sabendo que o Brasil é um país miscigenado, desde cedo faz-se necessário conhecer as diversas etnias existentes e aprender a valorizar a sua.  Desde muito cedo, os pequeninos entram em contato com discursos preconceituosos e discriminatórios e por isso surgiu a ideia do Projeto:  Juntos somos melhores, que vai provocar uma discussão não só com os pequenos, mas também com toda a comunidade escolar, para que todos aprendam a respeitar as diferenças.
  Através de literaturas como: Menina Bonita do Laço de Fita, O cabelo de Lelê e Peppa pode-se explorar a heterogeneidade na escola, culturas em que estão inseridos, como:  comidas típicas, costumes, danças, brincadeiras, vocabulário e religião... Com isso, formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito ao outro.
Desenvolvimento: 
   As atividades serão elaboradas através das histórias Menina Bonita do Laço de Fita, O cabelo de Lelê e Peppa, música: Somos todos iguais da Cristina Mel, confecção de cartazes sobre as contribuições da raça negra ao nosso país ( vocabulário, cantigas, brincadeiras, culinária... ), pintura, fantoche, vídeo: A princesa e o sapo, sucata e dobradura para confecção das personagens da história Menina bonita do laço de fita, oficina de beleza, desfile, recorte e colagem e brincadeiras.
Recursos:
  Livros, Cd, DVD, fantoches, sucatas, cola colorida, guache, pincéis, esponja de aço, papel 40k, TNT, materiais pedagógicos...
Culminância:
  A culminância será através de exposição dos trabalhos e aquele que visitar a exposição ganhará uma boneca negra, confeccionada com pirulito e Desfile de Etnias.

Um comentário:

  1. Mas que fofos! Lindo trabalho, parabéns! Podem se comunicar comigo, através de reginabizarro@rioeduca.net
    Abraços carinhosos em toda equipe.
    Em breve publicação do Blog, aguardem!

    ResponderExcluir