SUBPROJETO: EU, MEU CORPO E A BUSCA
DOS CINCO SENTIDOS.
DURAÇÃO:
MESES DE FEVEREIRO E MARÇO.
OBJETIVOS:
- CONHECER, IDENTIFICAR E NOMEAR AS PARTES DO CORPO;
- DESENVOLVER PERCEPÇÕES VISUAIS, AUDITIVAS, OLFATIVAS,
TATÉIS E GUSTATIVAS, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO DO “EU” COM O MUNDO QUE O CERCA;
- RELACIONAR-SE MELHOR COM OUTROS SERES E COM TODO O
AMBIENTE;
- TRABALHAR CUIDADOS COM O CORPO.
JUSTIFICATIVA:
NESSA
FASE É IMPORTANTE QUE OS ALUNOS ADQUIRAM, APROVEITEM TODAS AS OPORTUNIDADES
OFERECIDAS DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, PARA VALORIZAR A VIDA, O MEIO ONDE VIVEM E TODAS
AS PESSOAS QUE FAZEM PARTE DE SUA HISTÓRIA.
DESENVOLVIMENTO:
AS ATIVIDADES SERÃO
ELABORADAS DE MODO A PROPICIAR O CONHECIMENTO
, IDENTIFICAÇÃO E NOMEAÇÃO DAS
PARTES DO CORPO DESSA FORMA SERÃO UTILIZADOS: O ESPELHO , MÚSICA, BRINCADEIRAS,
HISTÓRIAS, JOGOS, DESENHO, MASSINHA, RECORTE E COLAGEM, PINTURA.
RECURSOS:
LIVROS,
CDs, DVDs, FANTOCHES, MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIVERSOS, SUCATAS, ETC.
CULMINÂNCIA:
EXPOSIÇÃO
DE TRABALHOS (EU E MEU CORPO); CONFECCIONAR UM BONECO ( COLETIVAMENTE),
UTILIZANDO MATERIAL DE SUCATA; ESCOLHER COM AS CRIANÇAS UM NOME PARA O BONECO
COM A IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES DO CORPO
HUMANO.
SUBPROJETO: ALIMENTO NOSSO DE CADA
DIA.
DURAÇÃO:
MESES DE MAIO, JUNHO E JULHO.
OBJETIVOS:
-
CONHECER FRUTAS E LEGUMES QUE NOS AUXILIAM NA MELHORIA DE NOSSA SAÚDE;
-
PROMOVER HÁBITOS DE HIGIENE DE DETERMINADOS ALIMENTOS;
-
PROPORCIONAR A EXPANSÃO DE HÁBITOS DE HIGIENE DO MEIO AMBIENTE E DE SAÚDE
CORPORAL;
-
ESTIMULAR UMA BOA ALIMENTAÇÃO E CUIDADOS COM O CORPO;
-
CONHECER E IDENTIFICAR ALIMENTOS VARIADOS E SUAS FONTES.
JUSTIFICATIVA:
O TEMA VAI ABORDAR O QUE VEM A
SER UMA BOA ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS DE
HIGIENE QUE VENHAM PROPICIAR UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA, MEDIANTE À
NECESSIDADE DA IMPORTÂNCIA DE SE FAZER CONHECER ALGUMAS CAUSAS DA SUBNUTRIÇÃO
DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS, SEJA POR IGNORÂNCIA, FATOR ECONÔMICO OU FALTA DE
EDUCAÇÃO ALIMENTAR.
DESENVOLVIMENTO:
AS
ATIVIDADES TERÃO COMO BASE UMA MELHORIA DE HÁBITOS ALIMENTARES E DE HIGIENE QUE
SERÃO REPASSADAS PARA AS CRIANÇAS SOB FORMA DE : DRAMATIZAÇÕES ( ALIMENTOS
AMIGOS ), EXPERIMENTOS DEGUSTATIVOS, MÚSICAS
(
PARÓDIAS ), HISTÓRIAS, PREPARO DE ALIMENTOS, ARTES PLÁSTICAS.
RECURSOS:
LIVROS, CDs, Dvds, FANTOCHES,
MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIVERSOS, SUCATAS E ETC.
CULMINÂNCIA:
EXPOSIÇÃO COM
OS TRABALHOS DAS CRIANÇAS SOBRE O TEMA “ALIMENTOS AMIGOS” E DRAMATIZAÇÃO DO
MESMO TEMA.
SUBPROJETO: O MEIO SOCIAL E O MEIO
AMBIENTE.
DURAÇÃO:
MESES DE ABRIL, MAIO E JUNHO.
OBJETIVOS:
-
TRABALHAR COM AS QUESTÕES LIGADAS NO AMOR E RESPEITO AO PRÓXIMO E AO AMBIENTE EM QUE
SE VIVE ;
-
PROPICIAR A INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM SUA COMUNIDADE ESCOLAR E FAMILIAR;
-
RELACIONAR-SE MELHOR COM OUTROS SERES E COM TODO O AMBIENTE;
-
DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE.
JUSTIFICATIVA:
NESSE MOMENTO DEVEMOS FAZER COM
QUE OS ALUNOS PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR O PRÓXIMO, BEM COMO O MEIO
AMBIENTE EM QUE VIVEMOS , PARA QUE
HAJA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA FORA E DENTRO DA CRECHE.
DESENVOLVIMENTO:
SERÃO
ELABORADAS ATIVIDADES QUE VENHAM A ENRIQUECER O CONHECIMENTO DA CRIANÇA QUANTO
AO RESPEITO E A SOCIALIZAÇÃO EM SEU MEIO
FAMILIAR E ESCOLAR, ATRAVÉS DE MÚSICAS, BRINCADEIRAS,
HISTÓRIAS, JOGOS, DESENHO, MASSINHA, PINTURA A DEDO, RECORTE E COLAGEM.
RECURSOS:
LIVROS, CDs, Dvds, FANTOCHES,
MATERIAIS PEDAGÓGICOS DIVERSOS, SUCATAS, E OUTROS MATERIAIS PEDAGÓGICOS.
CULMINÂNCIA:
EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS ( VIDA, AMOR E NATUREZA );
CONFECCIONADOS COM MATERIAL DE SUCATA.
ORNAMENTAÇÃO DE MURAIS COM TEMAS COMEMORATIVOS DO MÊS
E OUTROS TRABALHINHOS PARA A MAMÃE COM AMOR E CARINHO.
SUBPROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO NO ARRAIÁ DA SINHÁ ROSA
DURAÇÃO:
Meses de junho , parte de julho e agosto.
JUSTIFICATIVA:
Como estamos chegando no mês de junho,
estaremos trabalhando o tema: Festa Julina. A Festa Junina é uma excelente oportunidade de
engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo
lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados
diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e
outros. A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto
este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de
junho.
OBJETIVOS:
- Incentivar nos alunos o gosto pelas festas
juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação
de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras,
pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do
folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
- Conhecer a origem e as características das
festas juninas.
- Admirar e respeitar o trabalho do homem do
campo.
- Desenvolver a socialização da criança,
incentivando o trabalho em grupo
- Valorizar a tradição das festas juninas.
- Socializar com a comunidade escolar e
familiar
-Desenvolver a linguagem oral.
- Ampliar o vocabulário.
-Estimular a criatividade e imaginação
através de atividades relacionadas ao tema.
- Incentivar o gosto pela culinária junina.
- Conscientizar sobre os perigos dos balões e
fogos de artifício.
- Propiciar às crianças a participação em
diversas brincadeiras.
DESENVOLVIMENTO:
As atividades serão elaboradas de modo a enriquecer o
conhecimento da criança quanto aos costumes das festas juninas e a
socialização, dessa forma serão utilizados: músicas, brincadeiras, jogos,
desenho, comidas típicas, recorte e colagem, pintura, filmes e etc.
RECURSOS:
Livros,
CDS, Dvds, fantoches, materiais pedagógicos diversos, sucatas, etc.
CULMINÂNCIA:
Exposição
de trabalho e uma festa julina com a participação dos pais no dia 12 de julho
com apresentação de danças pelas turmas dos maternais e berçários e exposição
de trabalhinhos sobre o folclore durante o mês de agosto.
SUBPROJETO:
COM ALEGRIA VAMOS BRINCAR! COM A PRIMAVERA VAMOS CANTAR!
DURAÇÃO:
Mês de setembro
OBJETIVO:
Ø Trabalhar a
transformação sofrida pelo meio ambiente com a chegada da primavera e vivenciar
com elas todo amor que devemos ter com a natureza.
Ø Valorizar os costumes
que fazem parte da cultura da criança.
Ø Estimular a
valorização da natureza e o respeito pelas plantas e pelas flores com ser vivo.
DESENVOLVIMENTO:
Ø Utilizar histórias,
músicas e brinquedos cantados para trabalhar com as crianças temas relativos a
Primavera e ao Meio Ambiente.
Ø Mostrar, através da
plantação de sementes, como se desenvolverá as plantas até o nascimento das
flores
Ø Vivenciar com alunos
através de fotos, filmes, histórias e desenhos a beleza que apresenta a
natureza nesta época.
RECURSOS:
Ø Livros: Meu jardim, A
viagem da sementinha.
Ø CDs com músicas relativas ao tema
Ø Fantoches e
dramatizações.
CULMINÂNCIA:
Ø Exposição com os
trabalhos das crianças e apresentações de peças teatrais
SUBPROJETO:
RIO, VAMOS SORRIR! COM PATATI PATATA VAMOS BRINCAR!
DURAÇÃO:
Mês de outubro
OBJETIVOS:
Ø Trabalhar as questões
ligadas a autoestima e ao direito das crianças de brincar e de se divertir;
Ø Valorizar o costumes
que fazem parte da cultura da criança;
Ø Valorizar o meio em
que vivem e conhecer o Rio, suas paisagens, cultura, através do filme RIO
Ø Através da figura
admirada do palhaço apresentar as belezas naturais do Rio e seus Pontos Turisticos.
DESENVOLVIMENTO:
Utilizar histórias, músicas,
cenas do filme “RIO”, brinquedos cantados, fantoches, brincadeiras , competições , gincanas, etc.. para trabalhar
com as crianças temas relativos ao respeito ao meio ambiente e a auto estima,
bem como ao direito de ser criança e ser feliz.
RECURSOS:
Ø Fantoches
Ø DVD do Filme Rio
Ø Coleção Direitos e
Deveres da criança
Ø Histórias que
envolvam o brincar infantil
Ø Cds de brinquedos
cantados e sucatas
CULMINÂNCIA:
Festa da
criança dia 11 de outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário